Voltar ao Blog
Política

Aliados buscam solução para manter Eduardo Bolsonaro no mandato

Imagem de capa para Aliados buscam solução para manter Eduardo Bolsonaro no mandato

Aliados do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) estão explorando alternativas para mantê-lo no mandato, mesmo morando fora do país. Após o fim da licença oficial neste domingo, o grupo busca soluções para que ele continue exercendo seu cargo.


Uma das principais apostas é a nomeação de Eduardo em uma secretaria estadual em governos aliados, como os de Jorginho Mello (PL), em Santa Catarina, ou Tarcísio de Freitas (Republicanos), em São Paulo. Essa medida permitiria que ele permanecesse licenciado da Câmara com aval da Casa, mantendo assim o mandato.


No entanto, há desafios. O governador que aceitasse nomeá-lo teria que justificar ao eleitorado o pagamento de um salário a um político residente no exterior. Em Santa Catarina, onde Jorginho Mello é um dos nomes mais ligados ao bolsonarismo, os aliados avaliam que o custo político seria menor.


Com a proximidade da eleição de 2026, entretanto, o cálculo muda. Governadores de direita disputam o legado de Jair Bolsonaro, e uma eventual ajuda a Eduardo Bolsonaro poderia abrir caminho para o apoio do clã na sucessão presidencial.


Outras alternativas também são consideradas, como a viabilização da votação remota. Enquanto isso, a bancada do PL se reúne nesta segunda-feira para discutir as medidas impostas ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que passou a usar tornozeleira eletrônica.

Enquanto o Congresso brasileiro se diverte com essas manobras políticas, o povo torce para que alguém, algum dia, pense no bem público.
Fonte original: oglobo.globo.com

Últimas notícias