AWS confirma desligamentos devido à adoção da IA e automatização

A Amazon confirmou hoje que houve desligamentos de funcionários na divisão AWS, apesar de a empresa não ter fornecido detalhes sobre os números ou quais times foram afetados. Fontes próximas ao tema relataram que cerca de 100 cargos estão em jogo.
Em nota, um porta-voz da AWS, Brad Glasser, disse: "Após uma revisão detalhada da nossa organização, prioridades e foco no futuro, fizemos a difícil decisão de eliminar algumas vagas em determinados times na AWS."
Segundo fontes anônimas, a maioria dos desligamentos afetou cargos de marketing e relacionamento, embora rumores indicarem que suporte técnico e outras áreas também foram atingidas. Os funcionários relataram que não receberam aviso prévio e descreveram o processo como "frio e sem alma."
Uma ex-funcionária disse: "As decisões basearam-se principalmente em títulos e na aparência geral, sem uma compreensão detalhada das habilidades ou sobreposições de responsabilidades."
A adoção da IA foi apontada como um dos motivos para os desligamentos. Um ex-funcionário afirmou que a AWS está comprometida em adotar a IA "como forma de otimizar operações e reduzir o quadro funcional."
No entanto, fontes internas questionam se a adoção da IA é oportuna, já que a maioria dos funcionários ainda não está familiarizada com ferramentas de IA e que os modelos utilizados pela Amazon não são os mais avançados do mercado.