Apagões causados por queimadas aumentam 38% em 2024, segundo levantamento

Os apagões provocados por queimadas dispararam no ano passado, segundo um levantamento da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica. Em 2024, o país registrou quase 65 mil incêndios em redes elétricas, deixando quase 4 milhões de consumidores sem luz.
Em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, seis mil casas ficaram sem energia por duas horas após um incidente. O jardineiro Maurício Lopes dos Reis explicou que o balão solto poderia ter provocado um grande incêndio:
"Tinha bastante coisa em cima da rede elétrica. Podia ter dado um fogaréu em tudo"
Entre julho e setembro de 2024, foram mais de 19 mil interrupções no fornecimento de energia, correspondendo a 29% de todas as ocorrências do ano. A vegetação fica mais seca no inverno, aumentando os riscos de incêndios.
Marcos Monteiro, um dos responsáveis pelo levantamento, destacou:
"A população não está tomando os devidos cuidados pra que esses incêndios não ocorram"
Além disso, a prática de soltar balões também é um problema crescente. Em São Paulo, um balão caiu na Zona Leste da cidade, arrastando um carro e uma moto, e afetou 400 mil imóveis.
É hora de agir! Se você vê alguém praticando ações perigosas, como queimadas ou soltura de balões perto de linhas de transmissão, denuncie. Juntos, podemos evitar mais apagões e proteger o meio ambiente.