Trump ameaça Brics: 'Terminará muito rápido se se formarem significativamente'

Donald Trump voltou a ameaçar os países do Brics, um grupo de nações emergentes que inclui Brasil, Rússia, China, Índia, África do Sul e outros. Durante um evento sobre criptomoedas, o presidente dos EUA reiterou sua preocupação com a criação de uma moeda própria pelo bloco.
"Quando ouvi falar desse grupo dos Brics, basicamente seis países, fiquei muito, muito chateado", disse Trump. "E se eles realmente se formarem de forma significativa, isso acabará muito rapidamente".
O presidente norte-americano já havia ameaçado impor tarifas de 10% a esses países caso continuassem a desafiar o domínio do dólar global. "Se eles quiserem jogar esse jogo, tudo bem. Mas eu também sei jogar", afirmou Trump.
Enquanto isso, o presidente Lula defende a adoção de uma moeda alternativa ao dólar para transações comerciais entre os membros do Brics há anos. "Não acho uma coisa muito responsável e séria que um presidente da República ameace o mundo através da internet", disse Lula após as ameaças iniciais de Trump.