Voltar ao Blog
Tecnologia

Cartken Muda Seu Foco de Entregas para Robôs Industriais

Imagem de capa para Cartken Muda Seu Foco de Entregas para Robôs Industriais

A startup de robótica autônoma Cartken, conhecida por seus robôs em quatro rodas que entregam alimentos nas campi universitários e pelas ruas movimentadas de Tóquio, encontrou uma nova área de foco: as aplicações industriais.


Christian Bersch, co-fundador e CEO da Cartken, disse à TechCrunch que a ideia de aplicar seus robôs de entrega em ambientes industriais sempre esteve em sua mente enquanto construíam a startup. Quando empresas começaram a contactar sobre o uso dos robôs em fábricas e laboratórios, a Cartken decidiu analisar melhor.


'O que descobrimos é que há realmente uma necessidade grande em casos de uso industriais e em locais de trabalho', disse Bersch, que co-fundou a startup junto com outros ex-engenheiros do Google por trás do projeto Bookbot. 'Às vezes, o valor agregado para as empresas otimizando seus fluxos de material ou produção é bastante direto.'


Em 2023, a startup conquistou seu primeiro grande cliente industrial, a empresa alemã de manufatura ZF Lifetec. Inicialmente, ZF Lifetec utilizou os robôs de entrega existentes, chamados Cartken Courier, que podem carregar até 44磅 e se assemelham a um cooler sobre rodas.


'Nosso robô de delivery começou a mover amostras de produção e rapidamente se tornou o robô mais ocupado de todos', disse Bersch. 'Foi então que percebemos que havia casos de uso reais e uma necessidade do mercado por trás disso, e começamos a nos voltar cada vez mais para esse segmento.'


À época, a Cartken ainda estava focada em seu negócio de entrega nas calçadas, incluindo parcerias com Uber Eats e GrubHub para suas operações de entrega final em campi universitários dos Estados Unidos e no Japão.


Mas o sucesso inicial com a ZF encorajou os fundadores da startup, que incluem Jake Stelman, Jonas Witt e Anjali Naik, a expandir seu modelo de negócio. Bersch disse que mudar os robôs da Cartken de entregas de alimentos para ambientes industriais não foi muito desafiador. A IA dos robôs é treinada com anos de dados de entrega de alimentos e os dispositivos são projetados para navegar em territórios variados e condições climáticas.


Isso significa que os robôs podem se movimentar entre ambientes indoor e outdoor. E graças aos dados coletados ao entregar alimentos nas ruas de Tóquio, os robôs conseguem reagir e manobrar obstáculos.


A Cartken, que já levantou mais de $20 milhões de capital de risco de empresas como 468 Capital, Incubate Fund e Vela Partners, começou a expandir sua frota robótica para refletir essa mudança de foco para os industriais. A empresa lançou o Cartken Hauler no início deste ano, uma versão maior do Cartken Courier que pode carregar até 660磅. A empresa também lançou o Cartken Runner, projetado para entregas indoor, e está trabalhando em algo semelhante a um empilhadeira robótica.


'Temos uma pilha de navegação que é parametrizável para diferentes tamanhos de robô', disse Bersch. 'Todo o AI e machine learning e treinamento que foram inseridos nisso transferem diretamente para os outros robôs.'


A Cartken recentemente anunciou que está fortalecendo sua relação de quatro anos com a Mitsubishi, que ajudou a empresa a obter as certificações necessárias para operar seus robôs de entrega nas ruas de Tóquio.


Melco Mobility Solutions, uma empresa do grupo Mitsubishi, anunciou recentemente que comprará quase 100 robôs Cartken Hauler para uso em instalações industriais japonesas.


'Estamos vendo muita aderência em vários sites industriais e corporativos, de empresas automotivas a farmacêuticas e químicas', disse ele. 'Essas empresas geralmente têm pessoas movendo coisas de um prédio para outro, seja manualmente, em carrinhos ou pequenas empilhadeiras, e é isso que estamos almejando.'


Bersch disse que a Cartken continuará com seu negócio de entregas finais de alimentos e consumo, mas não pretende expandi-lo, acrescentando que ainda realizam muitos testes para novas funcionalidades nessas rotas existentes.

É interessante ver como a Cartken consegue se adaptar ao mercado, mostrando que os robôs não são apenas para entregas de comida. Esse pivô estratégico pode abrir muitas possibilidades no setor industrial.
Fonte original: techcrunch.com

Últimas notícias