Voltar ao Blog
Cibersegurança

Co-op é vítima de ataque cibernético: 6,5 milhões de dados expostos

Imagem de capa para Co-op é vítima de ataque cibernético: 6,5 milhões de dados expostos

A Co-op, uma das maiores redes varejistas do Reino Unido, confirmou que os dados pessoais de todos os seus clientes foram roubados durante um ataque cibernético em abril. A CEO da empresa, Shirine Khoury-Haq, disse à BBC que os hackers copiaram a lista de membros com 6,5 milhões de registros, incluindo nomes, endereços e informações de contato.


Apesar do ataque, a Co-op conseguiu desligar sua rede antes que os hackers pudessem bloquear os sistemas com ransomware. O incidente causou grandes desarranjos internos em suas filiais e escritórios no Reino Unido.


O ataque à Co-op foi parte de uma série de ataques cibernéticos contra o setor retalhista britânico, que também afetou marcas como Marks & Spencer e tentou atingir a Harrods. Os responsáveis por esses ataques são atribuídos ao Scattered Spider, um coletivo de jovens hackers que usam táticas de engenharia social para fraudar sistemas.


No mês passado, autoridades britânicas prenderam quatro pessoas acusadas de ligação com os ataques, incluindo uma mulher de 20 anos e dois adolescentes. Eles são acusados de hacking, extorsão e participação em um grupo criminoso organizado.


Desde então, os hackers teriam se voltado para outros setores como aviação, transporte e seguros, que armazenam grandes volumes de dados sensíveis.


Ainda não se sabe o custo total do ataque à Co-op. Fontes da indústria indicam que a empresa não possuía seguro cibernético no momento do hack, o que pode resultar em altos preços para reparação dos danos.

É impressionante como, mesmo com todo o seu tamanho e influência, a Co-op caiu em uma armadilha clássica do cybercrime. Parecem que os hackers estavam tão eficientes quanto os sistemas de segurança da empresa eram vulneráveis. Só nos resta torcer para que essa experiência sirva de lição para outros negócios.
Fonte original: techcrunch.com

Últimas notícias