Voltar ao Blog
Arte e Design

Excalibur: A Borracha de Banho que se Tornou uma Icone

Imagem de capa para Excalibur: A Borracha de Banho que se Tornou uma Icone

Em 1994, o designer francês Philippe Starck criou uma borracha de banho em plástico para a marca americana Heller. Com um toque de humor, ele batizou o produto de "Excalibur". Para entender o nome, basta olhar o acessório e imaginar o gesto que o acompanha: um vaso estreito como fuste e um cabo com uma larga guarda de plástico que protege a mão do usuário.


Esta espada dedicada aos cavaleiros da higiene doméstica tornou-se icônica e fez parte das coleções do MoMA, o Museu de Arte Moderna de Nova York. Em 2024, celeiro 30 anos com uma nova edição: uma versão em polipropileno reciclado, disponível em quatro novas cores (branco creme, cinza, marrom e amarelo), que se adaptam à decoração de qualquer cômodo, tornando-se quase tão fotografável quanto um quarto de dormir.


Philippe Starck comenta: "Sempre pensei que Excalibur seria o ápice da minha carreira, pois conceber uma borracha para banheiro é o serviço mais humilde que posso prestar". Inspirado pelo universo do banheiro, ele também projetou borrachas de dente, pias, torneiras e banheiras.


Com o mesmo espírito lúdico, o italiano Stefano Giovannoni criou sua própria versão do objeto: a Merdolino para Alessi, que assume a forma de um solo fértil com um arbusto de plástico colorido.


A Borracha de Banho Excalibur, criada por Philippe Starck para Heller, está disponível por €95 no site oficial da marca.

Que tal uma 'espada' para a higiene? A Excalibur é prova de que até os objetos mais cotidianos podem ter um toque de genialidade. E olha, o design de Philippe Starck não desaponta nunca!
Fonte original: lemonde.fr

Últimas notícias