Voltar ao Blog
Saúde

5 minutos de exercício diário já melhoram saúde mental e física, mostra estudo

Imagem de capa para 5 minutos de exercício diário já melhoram saúde mental e física, mostra estudo

Quem nunca adiou o treino por falta de tempo? Mas o que você pensaria se pudesse alcançar resultados significativos com apenas cinco minutos de exercício diário? Uma pesquisa realizada na Universidade Edith Cowan, na Austrália, traz uma notícia animadora para os sedentários: sessões curtas e fáceis, usando apenas o peso do próprio corpo, já são suficientes para melhorar a saúde física e mental.


Publicada na revista European Journal of Applied Physiology, a pesquisa acompanhou 22 voluntários sedentários, com idades entre 32 e 69 anos. Eles realizaram quatro semanas de exercícios excêntricos – movimentos em que o músculo se alonga sob tensão, como na descida controlada de um agachamento ou na fase de retorno de uma flexão de braço na parede. Os participantes faziam 10 repetições de movimentos simples, como agachamentos em cadeira e flexões, sem necessidade de equipamentos.


Resultados impressionantes

Após um mês, os voluntários apresentaram ganhos significativos em força muscular, flexibilidade, resistência e até na saúde mental. O estudo demonstra que pequenas doses de movimento podem ser a porta de entrada para uma rotina mais ativa, especialmente para quem tem dificuldade em começar treinos mais longos.


Como isso funciona?

Ao contrário do que muitos pensam, o tipo de movimento proposto na pesquisa foi crucial para os resultados. Os exercícios excêntricos são os que mais ativam as contrações musculares, estimulando a atividade neuronal e metabólica. O médico do esporte Fabrício Buzatto explica que esses movimentos liberam neurotransmissores como a adrenalina.


Para que serve?

Os especialistas ressaltam que cinco minutos de exercícios bem executados já podem gerar ganhos iniciais, mas o ideal é que haja um programa estruturado com progressão gradual. "A chave está na qualidade e na intenção do exercício", alerta Everton Crivoi do Carmo.


Conclusão

Essa pesquisa desconstrói a ideia de que precisamos dedicar muito tempo para obter benefícios da atividade física. Com apenas cinco minutos diários, é possível começar a mudar sua rotina e melhorar significativamente a saúde.

Enquanto muitos de nós procrastinam o treino por falta de tempo, estudo mostra que podemos alcançar resultados impressionantes com apenas cinco minutos de exercício diário. Que tal desafiar os padrões e começar hoje?
Fonte original: www1.folha.uol.com.br

Últimas notícias