Formação de planetas: Astrônomos descobrem estágio inicial da criação do Sistema Solar em estrela recém-nascida

Em uma descoberta revolucionária, astrônomos observaram pela primeira vez o estágio inicial da formação de planetas ao redor de uma estrela recém-nascida. Essa descoberta nos dá um vislumbre incrível de como o nosso próprio Sistema Solar começou há 4,6 bilhões de anos.
A pesquisa, publicada na revista Nature, foi realizada pelo Observatório Europeu do Sul. Os cientistas focaram na HOPS-315, uma estrela jovem localizada a cerca de 1.300 anos-luz da constelação de Órion.
Essa descoberta marca um novo capítulo na astronomia, permitindo que os astrônomos observem outros sistemas planetários em estágios semelhantes e comparem seu desenvolvimento com o do nosso Sistema Solar. Isso pode ajudar a entender quão comuns são os sistemas com planetas rochosos como a Terra.
Utilizando dados coletados pelo Telescópio Espacial James Webb e pelo observatório ALMA, no Chile, os cientistas identificaram pequenos 'grânulos quentes' de minerais, que são os primeiros ingredientes para a formação planetária. Essa fase é conhecida como 'fase zero' da criação de planetas.
Os resultados mostraram que o mineral encontrado foi a sílica, presente em estado gasoso ao redor da HOPS-315. Isso sugere que o mineral está apenas começando a se solidificar no disco protoplanetário ao redor da estrela.
'Essesse processo nunca foi observado antes em um disco protoplanetário, ou em qualquer lugar fora do nosso Sistema Solar', declarou Edwin Bergin, coautor do estudo e professor da Universidade de Michigan.