Voltar ao Blog
Política & Cultura

Grupos musicais se unem para defender artistas que criticam Israel

Imagem de capa para Grupos musicais se unem para defender artistas que criticam Israel

Grupos de artistas do Reino Unido e Irlanda do Norte estão se unindo para defender a liberdade de expressão no cenário musical. Em meio a uma série de ameaças legais e pressões dentro da indústria, figuras como Kneecap, Fontaines D.C., Brian Eno e Bob Vylan estão enfrentando desafios após criticar Israel e o governo britânico.


Em um post no Myspace, os músicos relataram ter sofrido intimidações "via organizações como UK Lawyers for Israel (UKLFI)". Eles também acusam a entidade de tentar censurá-los por meio de "campanhas agressivas e vexatórias".


A situação ganhou notoriedade após os rappers Kneecap e Bob Vylan serem investigados pela polícia britânica após performances no Festival de Glastonbury. Reportagens da UKLFI relataram que artistas como Brian Eno e Paloma Faith apoiam publicamente a iniciativa.


Entre as reações, o grupo Kneecap foi acusado de incitar assassinatos de políticos e apoiar Hezbollah. No entanto, os músicos negam ter qualquer ligação com essas organizações e afirmam que vídeos circulando na internet são editados para difamar.


Enquanto isso, artistas como Bob Vylan também estão enfrentando problemas nos Estados Unidos, onde o governo revogou seus vistos. O BBC classificou a performance do grupo de "antissemitismo", gerando polêmica.

Enquanto os artistas tentam manter a liberdade de expressão, é impressionante como a música se tornou um campo de batalha em conflitos políticos. Ainda bem que existem artistas corajosos para romper o silêncio!
Fonte original: edition.cnn.com

Últimas notícias