Voltar ao Blog
Internacional

Guerra na Ucrânia: Russia aproveita pausa das sanções dos EUA para avançar

Imagem de capa para Guerra na Ucrânia: Russia aproveita pausa das sanções dos EUA para avançar

A suspensão de 50 dias das sanções secundárias dos EUA à Rússia concede ao Kremlin uma janela de oportunidade para explorar os ganhos incrementais das últimas semanas, que analistas afirmam estar colocando em perigo as principais posições ucranianas no leste. A Rússia é considerada estar a几天 ou几周 away from lançando uma ofensiva de verão intensificada, possivelmente utilizando os 160.000 soldados que oficiais ucranianos dizem estar se acumulando perto das linhas da frente.


Em duas semanas recentes, a Rússia também registrou avanços menores, mas cruciais, colocando suas forças em uma posição melhor para cortar suprimentos para as tropas ucranianas nas cidades-chave de Pokrovsk, Kostyantynivka e Kupiansk, na frente leste. O Ministério das Relações Exteriores russo pareceu tranquilo com o novo prazo de Trump, com o chanceler Sergey Lavrov dizendo: "50 dias – antes eram 24 horas; depois 100 dias; já passamos por tudo isso".


Analistas disseram que o novo período favorece os objetivos do presidente russo Vladimir Putin. Keir Giles, da Chatham House, escreveu que também提供了 espaço para Moscou na arena diplomática. "O prazo de 50 dias dá à Rússia tempo suficiente para criar seu próprio plano alternativo e novamente sair de Washington por meio de uma jogada diplomática que Trump pode aceitar voluntariamente".


John Lough, da think tank New Eurasian Strategies Centre, disse que a ofensiva de verão很可能已经开始 several months ago, e que "os russos estão无疑 intensificando seus esforços, tanto no chão quanto no ar". Ele acrescentou que os recentes ataques aéreos contra as cidades ucranianas podem ser uma tentativa de desmoralizar a população.


Os avanços russos nas proximidades dessas três cidades vieram a um custo significativo. No entanto, mapas da frente feitos pelo serviço de monitoramento ucraniano DeepState e relatos da região mostram que os russos estão progredindo para cercar as três cidades.


A crescente ameaça à cidade de Rodynske, a leste de Pokrovsk, é um exemplo desse padrão. Se capturarem Rodynske, os russos podem cortar as rotas de suprimentos para Pokrovsk. Um comandante ucraniano disse que "a situação será crítica" se os russos avançarem.


A cidade de Kostyantynivka, outra posição-chave no leste, também está enfrentando ataques intensificados. O blogueiro ucraniano Stanislav Buniatov destacou que os russos estão se aproximando rapidamente da região e que "o inimigo está avançando, e todos entendem o porquê".


Enquanto isso, a Rússia também está fazendo progressos na direção de Kupiansk, controlando uma estrada principal para o norte da cidade. A captura de Kupiansk ajudaria a consolidar o controle sobre Kharkiv, uma cidade com cerca de 1 milhão de habitantes.

Enquanto os olhos do mundo estão voltados para a Ucrânia, é preocupante ver como a hesitação dos EUA em impor sanções está permitindo que a Rússia prossiga com sua ofensiva. A situação em torno de Pokrovsk e Kostyantynivka ilustra claramente o preço pago pelas forças ucranianas. Esperamos que os aliados internacionais mantenham-se unidos e pressionem por uma solução duradoura.
Fonte original: edition.cnn.com

Últimas notícias