IA ganha medalha de ouro em Olimpíada Internacional de Matemática

A IA alcançou um desempenho medalhista de ouro na Olimpíada Internacional de Matemática, marcando outro marco importante no rápido crescimento da inteligência artificial. Alexander Wei, cientista de pesquisa da OpenAI, trabalhando em modelos linguísticos e raciocínio, postou em X que um modelo experimental conseguiu superar um dos desafios mais duraduros na IA.
De acordo com Wei, um modelo não lançado da OpenAI foi capaz de resolver cinco das seis questões em uma das competições de matemática mais longas e prestigiadas do mundo. Com 35 pontos de 42 possíveis, a IA conquistou uma pontuação impressionante. A Olimpíada Internacional de Matemática (IMO) reúne países que enviam até seis estudantes para resolver problemas de álgebra e pré-cálculo extremamente complexos. Essas tarefas parecem simples, mas geralmente exigem criatividade para alcançar as melhores notas.
Apenas 67 dos 630 participantes receberam medalhas de ouro este ano, cerca de 10% dos competidores. A IA é frequentemente desafiada com conjuntos de dados complexos e ações repetitivas, mas costuma falhar em resolver problemas que exigem mais criatividade ou tomadas de decisão complexas. No entanto, na última edição da IMO, a OpenAI afirma que seu modelo conseguiu lidar com problemas matemáticos complicados com um raciocínio humanoíde.
'Assim, conseguimos obter um modelo capaz de construir argumentos intrincamente seguros no nível de humanos', escreveu Wei em X. Wei e Sam Altman, CEO da OpenAI, ambos adicionaram que a empresa não espera lançar algo com esse mesmo nível de habilidade matemática nos próximos meses.