Idosos viajam quase 400 km após serem enganados por vídeo de IA

Um casal de idosos da Malásia viojou quase 400 km após ser enganado por um vídeo gerado por IA que prometia uma excursão de teleférico panorâmico na região. Acreditando na falsa atração turística, intitulada 'Kuak Skyride', o casal fez toda a viagem baseado em um vídeo que foi compartilhado nas redes sociais.
Quando chegaram ao local, no município de Pengkalan Hulu, descobriram que o passeio não existia após questionar uma funcionária do hotel. A jornalista apresentadora do vídeo, que parecia autêntica, também foi gerada por IA, segundo a funcionária.
Ao contrário do que o vídeo mostrava, com imagens de um teleférico belíssimo e entrevistas com turistas, tudo não passava de uma montagem enganosa. As autoridades locais confirmaram que a atração não existe, mas admitiram que se divertiram ao assistir ao vídeo.
Apesar disso, o chefe de polícia Ahmad Salimi Md Ali alertou para não compartilhar conteúdo falso nas redes sociais, já que isso pode causar confusão ou problemas. Ele também orientou o público a verificar a veracidade das informações antes de agir.