Voltar ao Blog
Ciência

Insetos e Plantas: Descoberta Revela Interação Invisível

Imagem de capa para Insetos e Plantas: Descoberta Revela Interação Invisível

Em uma descoberta revolucionária, pesquisadores da Universidade de Tel Aviv, Israel, desvendaram um mundo invisível de interação entre plantas e insetos. Os estudos mostram que as mariposas fêmeas evitam depositar ovos em pés de tomate emitindo sons estressantes, indicando que essas plantas podem não ser saudáveis.

Primeira evidência desse tipo, a pesquisa revelou que as plantas 'gritam' quando estão sob estresse. Esses sons ultrassônicos, inaudíveis para humanos, são percebidos por insetos, morcegos e alguns mamíferos.

Segundo Yossi Yovel, professor da universidade, 'Esta é a primeira demonstração de um animal respondendo a sons produzidos por uma planta'. Ele especula que outros animais também tomem decisões baseadas nessas comunicações sonoras, como polinização ou proteção.

Os experimentos controlados garantiram que as mariposas reagiam apenas ao som, não à aparência das plantas. Atualmente, os pesquisadores buscam entender quais outros sons diferentes plantas emitem e como essas comunicações afetam outras espécies.

Apesar de as plantas não serem sencientes, seus sons podem servir como ferramenta de survial, alertando insetos sobre estresse ambiental. 'As plantas poderiam evoluir para produzir mais sons ou sons mais altos se isso fosse benéfico para elas', explica Lilach Hadany.

Esta descoberta abre um novo mundo de possibilidades na ciência, destacando a complexidade das interações na natureza. A pesquisa foi publicada na revista científica eLife.

Que tal se as plantas tivessem uma espécie de 'rádio' invisível? Parece que elas estão bem à frente de nós nessa tecnologia.
Fonte original: g1.globo.com

Últimas notícias