INSS: Devolução de valores indevidamente descontados começa na próxima quinta-feira

Termina nesta segunda-feira (21) o prazo para que os beneficiários do INSS garantam a devolução de valores descontados indevidamente em benefícios pagos entre março de 2020 e março de 2025. A primeira leva de pagamento será realizada na quinta-feira (24), exclusivamente para quem concluiu o pedido até amanhã.
Para ter acesso ao ressarcimento, os aposentados e pensionistas devem formalizar um acordo de pagamento através do aplicativo Meu INSS. Quem aderiu primeiro receberá primeiro. O valor será depositado integralmente na conta bancária onde já recebem o benefício, com correção monetária.
São aptos a participar os beneficiários que contestaram descontos indevidos e não obtiveram resposta após 15 dias úteis. O processo é gratuito e dispensa documentação adicional.
Antes de formalizar a adesão, é possível consultar o valor a receber pelo site ou aplicativo Meu INSS, ou nas agências dos Correios. Os canais para consulta permanecerão ativos até 14 de novembro de 2025.
O governo editou um crédito extraordinário de R$ 3,3 bilhões para viabilizar os pagamentos, que não afetarão a meta de resultado primário do país.