Irlanda se aproxima de aprovar bilhete que proíbe comércio com assentamentos israelenses na Palestina
A Irlanda está prestes a aprovar um bilhete que proíbe o comércio com os assentamentos israelenses nos territórios palestinos ocupados, o que gera duras críticas de autoridades dos EUA, alertando que isso pode prejudicar as relações entre Dublin e Washington.
Mike Huckabee, embaixador dos EUA na Israel, acusou a Irlanda de 'intoxicação diplomática' em um post no X. Ele comparou os irlandeses a um estereótipo pejorativo associado à bebida:
- 'Será que os irlandeses caíram numa vasilha de Guinness e propuseram algo tão estúpido que seria atribuído a uma intoxicação diplomática? Isso prejudicará árabes tanto quanto israelenses. Acordem, Irlanda!'
Enquanto isso, o primeiro-ministro da Irlanda, Micheál Martin, afirmou que a aprovação do bilhete seria 'largamente simbólica', visando pressionar Israel para pôr fim à guerra no Golfo.
O projeto, batizado de 'Lei sobre Assentamentos na Palestina Ocupada (Proibição de Importação de Bens) 2025', será discutido no parlamento irlandês. Se aprovado, será a primeira lei desse tipo dentro da União Europeia.