Lei das Stablecoins chega à mesa de Trump: entenda os riscos e oportunidades

Donald Trump está prestes a assinar a Lei GENIUS, sua primeira grande vitória como 'presidente pro-crypto'. A lei estabelece um quadro federal para as stablecoins, criptomoedas consideradas mais seguras pois são lastreadas por ativos de baixo risco.
A House aprovou o projeto na quinta-feira (17), após o Senado ter feito isso no mês passado. A lei pode impulsionar a adoção generalizada de criptomoedas, já que as stablecoins são usadas para transferir fundos entre diferentes tokens.
No entanto, críticos alertaram que o projeto foi aprovado sem garantias adequadas para proteger os consumidores. Um grande problema é que as stablecoins podem ser vistas como investimentos seguros, legitimizados pela lei, enquanto empresas privadas que emitiram tokens pode associá-los a ativos de risco.
Maxine Waters (D-Calif), uma das críticas mais vigorosas do projeto, advertiu que a Lei GENIUS impede congressistas de possuírem ou promoverem stablecoins, mas não o presidente. Trump e sua família teriam lucrado mais de US$ 1 bilhão com investimentos em criptomoedas.
Enquanto isso, os mercados de criptomoedas subiram na quinta-feira, antecipando um aumento na adoção. Ethereum, uma das principais blockchains usadas para emitir stablecoins, pode ser a maior beneficiária.