Lipedema: Conheça a doença que afeta milhões de brasileiras e mudou a vida de Luciane

Luciane Gonçalves, 47 anos, trabalha com atendimento ao cliente e sempre lutou contra a balança. Após anos de dietas, exercícios e até uma cirurgia bariátrica, ela percebeu que o volume de suas pernas não diminuía. Mesmo após consultar vários médicos, não recebeu um diagnóstico adequado. Tudo mudou durante uma aula de hidroginástica, quando uma aluna lhe contou sobre o lipedema.
Sua jornada contra a obesidade
Luciane sempre lutou contra a balança e chegou a pesar mais de 160 kg. Em 2014, ela realizou uma cirurgia bariátrica e perdeu mais de 60 kg. No entanto, o volume de suas pernas não diminuiu. "Os resultados foram ótimos, mas ainda havia algo faltando", diz ela.
Descobrindo o lipedema
Em novembro de 2022, durante uma aula de hidroginástica, Luciane recebeu a revelação. "Uma mulher me perguntou se eu sabia o que era lipedema. Fiquei surpresa, mas comecei a pesquisar e recebi o diagnóstico de um especialista no mesmo evento", conta.
O que é o lipedema?
O lipedema é uma condição crônica que afeta principalmente mulheres e provoca o acúmulo desproporcional de gordura nos membros inferiores e superiores. Muitas vezes confundido com obesidade, ele pode levar a dor crônica, dificuldade de locomoção e impactos na saúde emocional.
Tratamento e estilo de vida
Luciane agora segue um tratamento que inclui atividades físicas, como pilates e hidroginástica, uma dieta equilibrada e o uso de meias de compressão. "Faço mais atividade física, intercalando aulas de pilates com hidroginástica. Também mudei a minha alimentação e consumo uma dieta equilibrada, sem cafeína, bebida alcoólica, açúcar ou glúten", diz ela.
Confrontando o preconceito
Luciane afirma que o lipedema não é sinônimo de preguiça ou descuido. "Meu corpo não me define! Eu não vou deixar de viver momentos incríveis por qualquer julgamento alheio", diz ela.