Marco Rubio Revoga Vistos de Ministros do STF e Causa Polêmica no Brasil

Na semana passada, o secretário de Estado americano Marco Rubio ganhou destaque nos headlines brasileiros ao anunciar que revogou os vistos do ministro Alexandre de Moraes e de aliados no Supremo Tribunal Federal (STF), além de seus familiares. A medida foi motivada pelo que Rubio chamou de 'caça às bruxas' contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, réu no STF por suposta tentativa de golpe de Estado.
Rubio, membro do Partido Republicano, nasceu em Miami e é filho de cubanos que migraram para os Estados Unidos em 1956. Ele começou sua carreira política como deputado na Câmara da Flórida e foi eleito senador em 2010. No Senado, se destacou por sua postura combativa contra governos de esquerda na América Latina.
Ele é um crítico ferrenho do governo cubano, da ditadura venezuelana e das sanções à ex-presidente argentina Cristina Kirchner. Sobre o Brasil, Rubio condenou Moraes pelo bloqueio do X no país e disse que Lula é um 'líder de extrema esquerda que mascara a corrupção'.
Rubio teve uma relação tensa com Trump durante as primárias de 2016, mas foi indicado para o Departamento de Estado em novembro daquele ano. Desde então, tem coordenado ações polêmicas, como a revogação de vistos de ativistas e a coordenação de negociações entre Rússia, Ucrânia e Irã.