Voltar ao Blog
Ciência e Tecnologia

Nascimento de um Sistema Solar no Deserto do Atacama: Cientistas Observam Passo Inicial da Formação Planetária

Imagem de capa para Nascimento de um Sistema Solar no Deserto do Atacama: Cientistas Observam Passo Inicial da Formação Planetária

Em um marco revolucionário na astronomia, cientistas no Deserto do Atacama, no Chile, assistiram ao nascimento de um sistema solar em estágio inicial. Pela primeira vez, astrônomos identificaram as etapas iniciais da formação de planetas ao redor de uma estrela, similar ao que ocorreu com o nosso Sistema Solar.


Esta descoberta foi possível graças ao telescópio espacial James Webb, que detectou evidências cruciais. A investigação, publicada na revista Nature, foi conduzida por uma equipe internacional liderada pela professora Melissa McClure, da Universidade de Leiden (Países Baixos), e Merel van 't Hoff, da Universidade Purdue (Estados Unidos).


A protoestrela HOPS-315, localizada a 1.300 anos-luz da Terra, serve como laboratório para estes cientistas. Ao redor dela, observaram-se minerais quentes em processo de condensação, indicando os primeiros passos na formação de planetas. Estes minerais, compostos por monóxido de silício (SiO), foram identificados no mesmo local do cinturão de asteroides do Sistema Solar.


Para van 't Hoff, este sistema é 'um dos melhores que conhecemos' para compreender os processos que moldaram o nosso próprio Sistema Solar. Logan Francis, pesquisador pós-doutorado na Universidade de Leiden, destacou que a posição destes minerais no disco protoplanetário é 'a mesma em que os vemos nos asteroides do Sistema Solar'.

Que lindo! Quem disse que o universo não tem jeitinho? Enquanto isso, aqui na Terra, nós ainda estamos tentando entender como um simples planeta azul pode ter evoluído tanta coisa interessante... Parabéns aos astrônomos pelo trabalho de 'baby sitter' do Sistema Solar!
Fonte original: itatiaia.com.br

Últimas notícias