Nova vacina de mRNA promete revolucionar o tratamento contra o câncer

Uma nova vacina experimental, desenvolvida por pesquisadores da Universidade da Flórida nos Estados Unidos, promete revolucionar o combate ao câncer. Usando tecnologia de mRNA, a vacina demonstrou uma resposta imunoterápica forte contra o câncer em testes realizados em camundongos.
A tecnologia de mRNA é semelhante à utilizada nas vacinas contra a Covid-19. Ela instrui o sistema imunológico do corpo a reconhecer e combater agentes invasores, sem precisar do agente causador da doença em si. Isso diferencia a abordagem de tratamentos como quimioterapia.
O objetivo dos pesquisadores é que a vacina possa ser utilizada contra todos os tipos de câncer. O próximo passo é avançar para testes clínicos em humanos, com o objetivo de desenvolver e disponibilizar o imunizante o quanto antes.
Esta pesquisa representa um avanço significativo na ciência médica, trazendo uma nova esperança no combate a uma doença que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo. Um estudo anterior da equipe já havia realizado o primeiro ensaio clínico humano com uma vacina personalizada de mRNA para glioblastoma, um tumor cerebral agressivo.
Elias Sayour, oncologista e principal autor do estudo, destacou que a descoberta abre caminho para "tratamentos alternativos à cirurgia, radioterapia e quimioterapia, com potencial para combater tumores resistentes".