Oito dias que mudaram o mundo: Conferência de Yalta e seu impacto moderno

Há exatos 80 anos, a Conferência de Yalta, realizada na Crimeia, redefiniu o mapa do mundo. Três líderes mundiais — Franklin Roosevelt, Josef Stálin e Winston Churchill — se reuniram para decidir o futuro da Europa e além. Agora, o livro 'Oito Dias em Yalta', de Diana Preston, nos leva a重新发现 essa histórias através de detalhes fascinantes.
Os Estados Unidos, Reino Unido e União Soviética se instalaram em palácios luxuosos construídos por czarinas e príncipes. Os americanos ficaram no Palácio Livadia, enquanto os britânicos escolheram o Palácio Vorontsov. Stalin, anfitrião da conferência, demonstrou desde o início sua ambição por hegemonia política e econômica.
A conferência durou oito dias e teve como temas principais a divisão da Alemanha, o futuro da Polônia e a participação da União Soviética no combate ao Japão. Apesar das discussões acaloradas, Roosevelt e Stálin conseguiram chegar a um acordo, deixando Churchill de fora — um sinal claro da queda do prestígio europeu na nova ordem mundial.
Hoje, após 80 anos, líderes como Vladimir Putin e Donald Trump buscam redefinir a Ucrânia, colocando a Europa novamente no papel de coadjuvante. Assim como em Yalta, a Crimeia volta a ser epicentro de tensões internacionais.