Voltar ao Blog
Segurança Pública

Operação contra rede criminosa desmantela esquema de tráfico e fraudes

Imagem de capa para Operação contra rede criminosa desmantela esquema de tráfico e fraudes

A Polícia Federal deflagrou uma operação contra uma rede criminosa que atuava no Brasil e em países da Europa. A ação, realizada nesta terça-feira (15/7), teve como alvo principal uma mulher que se passava por especialista em Transtorno do Espectro Autista (TEA) e neurodisfunções, mas na verdade era líder de um esquema de tráfico de drogas, roubo e até tentativa de homicídio.


Detalhes da operação:

A PF mirou o grupo criminoso em uma ação que envolveu 29 pessoas, sendo 28 mulheres suspeitas de participar das atividades ilícitas. Entre as vítimas do esquema estavam brasileiras que foram enganadas com falsas promessas publicadas nas redes sociais. As mulheres eram cooptadas por meio de ofertas de emprego e posteriormente escravisadas em países europeus.


Os investigadores apreenderam equipamentos considerados os mais modernos do mercado, usados para dificultar o rastreamento das fraudes financeiras. As vítimas relataram ter perdido mais de R$ 480 mil em um dos casos.


A mulher, que se autoproclamava dona de uma mansão, é acusada de liderar a rede criminosa. Ela usava o registro de outra profissional para fraudar as vítimas. Os trabalhadores envolvidos no esquema dormiam em alojamentos precários e não podiam manter comunicação externa.


A Justiça determinou o bloqueio de R$ 1 milhão em bens do grupo, além de apreender equipamentos usados nos crimes. A operação contou com o apoio do Exército Brasileiro.

Parece que a vida imita a arte daí: uma mulher fingindo ser especialista em autismo para enganar e cometer crimes graves. Que ironia, hein?
Fonte original: metropoles.com

Últimas notícias