Voltar ao Blog
Economia

Porto de Santos registra boom em embarques para EUA com tarifaço de Trump

Imagem de capa para Porto de Santos registra boom em embarques para EUA com tarifaço de Trump

Com a ameaça de tarifas de 50% impostas pelo governo dos Estados Unidos, o Porto de Santos registrou um aumento significativo em seu embarque. Nos dois primeiros weeks de julho, as exportações para os EUA cresceram impressionantes 96%, principalmente no que diz respeito a produtos como carnes e café.


O diretor da Autoridade Portuária, Anderson Pomini, destacou que o Porto, que é o maior da América Latina, está enfrentando um intenso tráfego de caminhões - com um aumento de 70% - para atender à demanda. "Percebemos uma verdadeira corrida dos exportadores para escaparem das tarifas", declarou.


  • A exportação de café teve um incremento de 17%.
  • Oporto é responsável por 30% da corrente comercial do Brasil.
  • Os EUA são o segundo maior destino das exportações brasileiras pelo porto, atrás apenas da China.

Enquanto isso, as negociações entre os governos brasileiro e norte-americano para reverter ou adiar a tarifaço de Trump não têm avanços significativos. Com o anúncio das novas taxas, que entrarão em vigor no dia 1º de agosto, o ministro Alexandre de Moraes já havia determinado o uso da tornozeleira eletrônica para o ex-presidente Bolsonaro, após acusações de perseguição política por Trump.

Enquanto os números crescem no Porto de Santos, Trump segue com seu tarifaço, promovendo uma verdadeira corrida dos exportadores brasileiros. Será que o boom em embarques será suficiente para compensar as perdas?
Fonte original: poder360.com.br

Últimas notícias