PT pede ao STF responsabilização e cassação do mandato de Eduardo Bolsonaro após tarifas dos EUA

O Partido dos Trabalhadores (PT) entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo responsabilização e cassação do mandato do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). A medida foi tomada após o Brasil ser alvo de tarifas comerciais impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
A petição, direcionada ao ministro Alexandre de Moraes e obtida exclusivamente pelo Terra, afirma que Eduardo Bolsonaro está se beneficiando do contexto diplomático para tentar obstruir o andamento de ações penais contra seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro. O parlamentar é acusado formalmente pela Procuradoria-Geral da República e tornou-se réu na Suprema Corte por crimes como tentativa de golpe de Estado, organização criminosa e dano ao patrimônio público.
O PT argumenta que Eduardo Bolsonaro está associando a solução da crise diplomática com os EUA à concessão de uma 'anistia ampla, geral e irrestrita' para crimes cometidos por seu pai e aliados. 'Trata-se de um parlamentar brasileiro atuando contra as instituições democráticas do próprio país', afirmou o partido em sua manifestação.
Ao STF, o PT pede que sejam adotadas providências para responsabilizar Eduardo Bolsonaro e que sejam tomadas medidas junto à Câmara dos Deputados para a cassação de seu mandato. O documento foi assinado pelos advogados Angelo Longo Ferraro, Sthefani Lara dos Reis Rocha, Miguel Filipi Pimentel Novaes e Gean Ferreira.