Revolução na Democracia Britânica: Jovens de 16 e 17 Anos Ganhão Direito a Voto

O governo britânico anunciou nesta quinta-feira (18) que pretende dar direito a voto para jovens de 16 e 17 anos em todas as eleições do Reino Unido. Essa medida representa uma mudança significativa no sistema democrático do país.
A proposta, que ainda precisa ser aprovada pelo parlamento, visa alinhar os direitos eleitorais da Inglaterra, Escócia e País de Gales. Atualmente, jovens com 16 anos já podem votar nas eleições devolvidas desses países.
Segundo a ministra do governo britânico, Angela Rayner: "EstamosToRemove as barreiras que impedem a participação no sistema democrático do Reino Unido."
Os dados mostram que a taxa de comparecimento nas eleições gerais de 2024 foi de 59,7%, o mais baixo desde 2001. Pesquisas indicam que jovens com 16 anos são mais propensos a votar do que aqueles que obtêm direito aos 18 anos.
Para combater interferências externas, o governo também anunciou medidas para endurecer as regras de doações políticas e expandir os tipos de identificação aceitos para votação, incluindo cartões bancários emitidos no Reino Unido e formatos digitais de documentos.
Enquanto isso, o Partido Trabalhista, que apoiou a redução da idade mínima para votar, viu sua popularidade cair após assumir o governo há um ano.