<strong>Resgate bem-sucedido:</strong> 18 mineradores são salvos após desmoronamento em mina na Colômbia

Em uma operação que durou mais de 12 horas, as autoridades colombianas conseguiram resgatar 18 mineradores que haviam ficado presos após um desmoronamento na mina El Miñón, localizada em uma área rural entre os municípios de Remedios e Segovia, no departamento de Antioquia.
A Agência Nacional de Mineração (ANM) destacou que a equipe de Segurança e Salvamento de Minas coordenou o resgate junto com as autoridades locais e equipes de socorro. Os mineradores foram avaliados médicaamente e entregues às suas famílias, todos em bom estado de saúde.
O ministro da Defesa colombiano, Pedro Arnulfo Sánchez, celebrou o resgate e destacou a atuação das equipes envolvidas: "Parabenizo o trabalho das entidades públicas, sob a liderança da Prefeitura Municipal de Remedios, do Governo de Antioquia e do Ministério de Minas e Energia".
O acidente foi causado por falhas geomecânicas em uma boca de mina associada a atividades de extração ilegal de ouro. O ministro de Minas e Energia da Colômbia, Edwin Palma, reforçou a necessidade de que as atividades de mineração sejam realizadas com os mais altos níveis de segurança.