Rwazi Levanta $12 milhões em Série A para Transformar Insights de Consumidores

Joseph Rutakangwa passou oito anos procurando ferramentas para ajudar empresas a coletar dados de insights de consumidores. Ao invés de continuar pesquisando, decidiu construir essas ferramentas ele mesmo.
Agora, sua startup, chamada Rwazi, levantou $12 milhões em uma rodada Series A liderada pela Bonfire Ventures para ajudar empresas com inteligência de mercado e insights de consumidores. Ele fundou a empresa em 2021 ao lado de Eric Sewankambo.
"Havia uma abundância de dados sobre consumidores e mercados para países como os Estados Unidos, Reino Unido e algumas partes da Europa Ocidental, talvez algum rastro no Canadá e Austrália. Mas quando se tratava de mercados internacionais, incluindo gigantes econômicos como Índia, Brasil, México, Japão, Turquia e China, não havia nada utilizable", ele disse à TechCrunch.
Primeiramente, pensou em resolver o problema comprando estatísticas de agências governamentais de comércio. No entanto, descobriu que os dados eram desatualizados, fragmentados ou simplesmente inexistentes. Em seguida, virou-se para relatórios de consumidores e发现了they often eram incorretos ou difíceis de provar.
A solução não foram questionários nem painéis. Foi o que hoje chamamos de zero-party data; dados de consumo voluntariamente compartilhados pelo próprio consumidor, dentro de suas rotinas diárias, capturados usando sistemas de validação e verificação avançados, em qualquer localização, em tempo real.
Por meio da startup, a dupla acabou construindo um sistema de inteligência potenciado por IA que permite às empresas terem visibilidade em tempo real sobre seus mercados de consumidores. Isso ajuda a prever comportamentos de consumidores e identificar áreas importantes para se concentrar, o que, por sua vez, pode ajudar a reduzir os custos de aquisição de clientes e aumentar a lealdade dos clientes. Os clientes da Rwazi incluem empresas líderes no setor de consumo, como Coca-Cola, Pampers, Visa e Nestlé.
A empresa havia levantado $4 milhões em uma rodada Seed em 2022, também liderada pela Bonfire Ventures. Rutakangwa descrito o processo de arrecadação de fundos dessa vez como "seletivo", dizendo que ele e Sewankambo focaram em "encontrar os parceiros certos, aqueles que compreendiam profundamente o problema".
A Rwazi disse que vai usar o novo capital para escalar sua AI co-pilot para ajudar seus clientes a fazerem decisões mais precisas em tempo real. Também espera contratar mais engenheiros. Atualmente, ela puxa dados de 190 países, com clientes prioritariamente nos Estados Unidos e na Europa. O objetivo, conforme Rutakangwa disse, é continuar construindo infraestrutura que capte o mundo em evolução dos dados de consumidores.
A Rwazi tem concorrência, incluindo empresas de insights de consumo tradicionais como GFK e Ipsos. No entanto, Rutakangwa disse que a Rwazi é diferente de seus competidores porque não se baseia em dados modelados ou inferidos. Em vez disso, sua própria infraestrutura permite obter insights e executar ações; saber o que fazer e o que fazer a respeito, ele continuou.
"Vencer hoje significa antecipar mudanças, ver ao redor dos cantos e fazer movimentos confiantes antes que a concorrência sequer sinta uma mudança", ele disse.