Voltar ao Blog
Política

Síria anuncia retirada de tropas após confrontos com grupo árabe menor e intervenção israelense

Imagem de capa para Síria anuncia retirada de tropas após confrontos com grupo árabe menor e intervenção israelense

A Síria anunciou que está retirando tropas de uma cidade do sul, após dias de confrontos violentos com um grupo minoritário árabe, o que levou a ações militares da Palestina. Em um pronunciamento à nação, o presidente Ahmed al-Sharaa declarou que o país não tem medo de guerra, mas prioriza a população acima do caos e destruição.


Um novo acordo de cessar-fogo foi estabelecido com os Druzes, uma seita derivada do islã presente na Síria, Israel e Líbano. O truce seguiu interferências dos Estados Unidos e ataques aéreos israelenses em Damasco.


Apesar de o cessar-fogo parecer mantido por ora, sua durabilidade é incerta. Um acordo anterior desmoronou horas após sua assinatura, e um líder Druze proeminente rejeitou a nova trégua.


Israel justificou os ataques como meios de proteger os Druzes, enquanto a Síria acusou o país de tentar dividir seu povo. A tensão aumentou ainda mais com declarações do premiê israelense Benjamin Netanyahu, que descreveu a nova liderança síria como uma 'ameaça extremista' para Israel.


A situação na Síria representa um desafio significativo para o presidente al-Sharaa, que busca impor ordem em um país marcado por anos de guerra civil.

Interessante como a Síria parece mais preocupada com sua imagem do que com a paz real. Será que esta trégua durará mais tempo do que as anteriores? História se repetindo...
Fonte original: edition.cnn.com

Últimas notícias