Ex-engenheiros da Waymo lançam Bedrock Robotics com US$80 milhões para automatizar a construção

Bedrock Robotics, uma startup de tecnologia de veículos autônomos fundada por veteranos da Waymo e da Segment, vem operando em segredo há mais de um ano. Agora, ela emerge com um rodada de financiamento de US$80 milhões liderada pelos investidores Eclipse e 8VC.
A empresa se concentra no desenvolvimento de kits autônomos que podem ser adaptados a veículos utilizados em canteiros de obras e outros locais de trabalho, conforme relatado pela companhia. A Bedrock afirma que está "atualizando frotas existentes com sensores, computação e inteligência que compreendem objetivos de projetos, se adaptam a condições mudantes e executam tarefas 24 horas por dia", conforme descrito em um post de blog do co-fundador e CEO Boris Sofman.
Sofman, que liderou o programa de caminhões autônomos da Waymo antes de sua fusão com a empresa-mãe Alphabet, é mais conhecido por seu papel como co-fundador e CEO da Anki Robotics, criadora do popular robô Cozmo, que fechou suas operações em 2019. Os outros fundadores incluem Kevin Peterson (CTO), Ajay Gummalla (VP de Engenharia) e Tom Eliaz (VP de Engenharia).
A Bedrock está focada em testar seus sistemas em canteiros de obras nos Estados Unidos, trabalhando com empresas como Sundt Construction, Zachry Construction Corporation, Champion Site Prep Inc. e Capitol Aggregates Inc. em Arkansas, Arizona, Texas e Califórnia.