Voltar ao Blog
Economia

Subsídios Governamentais para Carros Elétricos Huawei: Uma Novidade no Mercado Automobilístico

Imagem de capa para Subsídios Governamentais para Carros Elétricos Huawei: Uma Novidade no Mercado Automobilístico

Em algumas partes da China, governos locais estão oferecendo subsídios em dinheiro para quem compra carros elétricos ou híbridos plug-in movidos pelo software da Huawei. Esses incentivos, descritos como 'atípicos' por especialistas, começaram a ser anunciados desde maio.


De acordo com postagens nas redes sociais coletadas pela WIRED, pelo menos 10 governos provinciais e municipais da China já divulgaram incentivos para consumidores que variam de 2.000 a 5.000 yuan (cerca de US$ 280 a US$ 700) por veículo. O único requisito comum é que os reembolsos só podem ser usados para comprar veículos que utilizam o sistema operacional HarmonyOS e o sistema de direção autônoma da Huawei.


A China vem subsidiando carros elétricos desde 2009, mas esses incentivos foram descontinuados há dois anos, com o governo incentivando as empresas automobilísticas a alcançarem a rentabilidade por suas próprias contas. No entanto, os recentes subsídios focalizados na Huawei são incomuns, já que não havia restrição específica a uma empresa no passado.


Tu Le, fundador da consultoria Sino Auto Insights, explica que é comum para governos locais apoiarem empresas automobilísticas domésticasThrough favorable policies or purchasing EVs for their taxi fleets. No entanto, ele ressalta que não é usual o governo oferecer subsídios diretamente a consumidores para reduzir o preço de um veículo.


Muitas das anúncios sobre os subsídios não especificam quem está pagando por eles, o que causou confusão tanto entre os compradores de carros quanto entre os observadores da indústria. Em alguns casos, como na província de Yunnan, foi claro que a subsidy é oferecida pela Alliança Intuitiva de Mobilidade, afiliada à Huawei.


A Huawei, que enfrentou sanções dos Estados Unidos durante o governo Trump, tem se reinventado após ser forçada a sair de mercados internacionais. Além do HarmonyOS, a empresa está investindo em modelos de linguagem grande e tecnologias de direção autônoma, tornando-se uma parceira atrativa para fabricantes chineses que buscam modernizar suas ofertas.


Enquanto isso gera polêmica no mercado de EVs da China, onde as empresas estão enfrentando uma concorrência acirrada, alguns argumentam que os subsídios refletem a estratégia do governo para fomentar a indústria de tecnologia e manufatura high-tech.

É fascinante ver como a Huawei está se tornando cada vez mais central no ecossistema automobilístico chinês. Com esses subsídios, parece que a empresa está ganhando uma posição privilegiada no mercado, o que pode ser tanto uma oportunidade quanto um desafio para a concorrência.
Fonte original: wired.com

Últimas notícias