Suíça impressiona na UEFA Women’s EURO 2025 com apoio da torcida em casa

Em todos os lugares que a Suíça jogou na UEFA Women’s EURO 2025, uma onda de camisas vermelhas acompanhou o time. Os anfitriões foram apoiados por uma multidão entusiástica em casa, ajudando a levar a equipe à semifinal contra a Espanha.
Antes do confronto daGrupo A contra a Islândia, 14.000 torcedores caminharam juntos pelas ruas de Berna rumo ao Stadion Wankdorf. O jogo reuniu 29.658 espectadores no total, superando os 34.063 que encheram o St. Jakob-Park em Basileia para a partida inaugural contra a Noruega – um recorde de público para uma partida da seleção feminina suíça.
Com a necessidade de apenas um ponto no último jogo do grupo contra a Finlândia para avançar, a Suíça sentiu novamente o peso do apoio em casa, com 26.388 torcedores lotando o Stade de Genève. Um empate no tempo adicionado por Riola Xhemaili garantiu um resultado dramático de 1-1, classificando a equipe para as quartas-de-final da Women’s EURO pela primeira vez.
"Isso significa muito", disse uma jogadora experiente. "Sabemos que é uma oportunidade única para cada membro da equipe, algo que provavelmente nunca mais experimentaremos. Queremos desfrutar每一个时刻 e aproveitar ao máximo."
A experiente Ana-Maria Crnogorčević, com mais de 170 appearances pela Suíça, destacou a diferença do apoio em casa na Women’s EURO 2025. "Jogar aqui pela Suíça é indescritível", ela disse. "Nós nem sequer podíamos imaginar isso antes. O recorde de público estava em torno de 17.000, acredito, e agora com 34.000 espectadores e essa atmosfera é incrível."
A capitã Lia Wälti, que tem sido presença constante em outdoors e anúncios pelo país durante o torneio, expressou gratidão pelos fãs. "Podemos sentir vocês, podemos ver vocês, podemos ouvir vocês e estamos tão agradecidas por vivenciar isso", ela disse. "Sem os fãs, nada disso seria possível."
Para as jogadoras, o apoio apaixonado não apenas melhorou seu desempenho, mas também revelou o potencial do impacto do torneio no futebol feminino na Suíça. A Swiss Football Association está aproveitando essa surja de interesse com seu plano de legado 'Aqui para Permanecer', em colaboração com a UEFA.
Da duplicação do número de meninas e mulheres que jogam futebol na Suíça ao fortalecimento dos padrões, estádios e visibilidade da Women's Super League nacional, o plano de legado garantirá que as esperanças das jogadoras de um impacto duradouro sejam realizadas.