Tensão entre Brasil e EUA aumenta após anúncio de tarifas

As declarações recentes do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e do presidente dos Estados Unidos,
Em entrevista à CNN, Lula criticou o anúncio surpresa feito por Trump sobre o aumento de 50% nas taxas para produtos brasileiros. O presidente brasileiro disse que Trump não pode se comportar como 'imperador do mundo', mas a porta-voz do governo americano, Karoline Leavitt, defendeu a liderança forte de Trump.
Lula também ameaçou impor novas tributações às empresas americanas de tecnologia, o que não agradou Trump. Durante um evento em Goiânia, Lula declarou que o Brasil vai julgar e cobrar impostos das empresas digitais americanas, mas não detalhou quais empresas seriam afetadas.
Enquanto isso, o governo brasileiro tenta negociar com os EUA para reverter as tarifas, que entram em vigor no dia 1º de agosto. O vice-presidente Geraldo Alckmin destacou que reverter o tarifaço é mais urgente do que a investigação dos EUA contra o Brasil.
A tensão entre os dois países causa preocupação no setor privado brasileiro, especialmente entre empresários do agronegócio e da indústria. Muitos temem que o conflito político inviabilize a negociação de um acordo sobre as tarifas.