Economia
UE prorroga suspensão de tarifas de retaliação contra EUA para facilitar negociações
Por IGV Blog
13/07/2025

A União Europeia (UE) decidiu estender a suspensão de tarifas de retaliação contra os Estados Unidos com o objetivo de facilitar as negociações e evitar a imposição de uma taxa global de 30% anunciada pelo presidente dos EUA, Donald Trump. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, confirmou que a UE irá prorrogar a suspensão das contramedidas até agosto, a fim de buscar uma solução negociada.
Trump havia anunciado no sábado (12) a imposição de tarifas de 30% sobre produtos da União Europeia e do México, entrando em vigor a partir de 1º de agosto. Von der Leyen destacou que a UE está preparada para se defender caso as negociações não evitem a escalada tarifária.
A presidente da diplomacia europeia, Kaja Kallas, afirmou que a UE dispõe de 'ferramentas' para proteger seus interesses, reiterando o compromisso com uma solução negociada. No entanto, setores essenciais da economia na Europa, como automóveis, medicamentos, aviões e até o vinho, podem ser afetados pela nova rodada de tarifas.
Enquanto isso, o presidente brasileiro, Lula, declarou que o Brasil采取ará as medidas necessárias para proteger seu povo e empresas diante da tensão comercial global.