Vídeo falso de Neymar apoiando tarifas de Trump circula nas redes sociais

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra Neymar apoiando as tarifas impostas pelos Estados Unidos contra produtos brasileiros. No entanto, o material é falso. Publicado no TikTok em 13 de julho de 2025, o vídeo alcança mais de 160 mil visualizações e mostra Neymar falando em português sobre as taxações anunciadas por Trump.
No vídeo, que dura apenas 10 segundos, o jogador diz: "Agora estão falando da taxação do Trump em cima do Brasil. Eu quero é que taxe mesmo. O pessoal está achando que não precisamos deles, vamos ver agora. Vão até cantar o hino americano nas escolas".
Para identificar a autenticidade do vídeo, o Fato ou Fake usou a ferramenta de detecção de IA Hive Moderation. Os resultados apontaram que há 99,9% de chances de o material conter imagem e áudio adulterados por inteligência artificial.
Ao realizar uma busca reversa com as imagens do vídeo por meio do Google Lens, foi possível encontrar a origem do conteúdo. Ele havia sido publicado na conta oficial da Replay Jeans no Facebook em 9 de abril de 2023. Na filmagem original, Neymar explica que não poderia comparecer a um torneio de tênis na França como embaixador da marca.
Não há registros nas redes oficiais do jogador ou em veículos de imprensa de que Neymar tenha se manifestado a favor das medidas do governo Trump. A conta do TikTok que postou o conteúdo adulterado sinaliza que os vídeos são feitos por IA.