Violência em Gaza após distribuição de ajuda alimentar

Desde que o Israel instalou centros de distribuição de ajuda alimentar na Faixa de Gaza, violências letais têm se sucedido constantemente. Somente terça-feira passada, 24 de junho, 56 pessoas foram assassinadas perto dessas estruturas. De acordo com o ministério da saúde do enclave, controlado pelo Hamas - e cujos dados são acompanhados pela ONU - desde o dia 27 de maio, 549 pessoas morreram tentando obter alimentos, além de mais de 4.000 terem sido feridas em circunstâncias semelhantes.
A equipe de investigação do Le Monde autenticou vídeos que mostram tiros sobre uma multidão de gazaenses tentando, no dia 31 de maio, buscar ajuda humanitária no único centro aberto naquele dia. O relato foi feito por Malik Rami Abu Raida, de 17 anos, autor de um dos vídeos. A análise do som das gravações revelou que os disparos saíam de posições controladas pelas forças israelenses.
Contatada, a armada israelense informou ao Le Monde que, após incidentes causados a civis que chegavam às instalações de distribuição, 'instruções foram dadas às forças no local com base nas lições aprendidas'.