CEO da Windsurf abre o coração sobre clima pesado antes de negócio com a Cognition

Jeff Wang, executivo da startup de IA Windsurf, compartilhou detalhes sobre a tensa negociação que levou à compra da empresa pela Cognition. Em recente postagem no X, Wang revelou o clima desanimador dentro da companhia após a falência de um acordo inicial com a OpenAI e a subsequente contratação de executivos-chave pelo Google DeepMind.
Contexto: A Windsurf estava em negociações para ser adquirida pela OpenAI, mas o acordo caiu. Em seguida, o Google contratou os fundadores Varun Mohan e Douglas Chen, além de outros membros sênior da equipe. Enquanto isso, a Cognition emergiu como uma nova opção interessante.
Wang, que assumiu interinamente o cargo de CEO após a saída de Mohan, descreveu uma reunião com todos os funcionários em 11 de junho. Muitos esperavam anúncios sobre a aquisição pela OpenAI, mas foram surpreendidos com a notícia do acordo com o Google e as consequentes demissões.
"O clima foi muito deprimente", relatou Wang. "Alguns estavam chateados com os resultados financeiros ou com colegas saindo, outros se preocupavam com o futuro. Alguns choraram, e a sessão de perguntas e respostas foi compreensivelmente hostil."
Apesar das dificuldades, Wang destacou que a empresa ainda mantinha sua propriedade intelectual, produto e uma equipe forte, incluindo uma máquina de vendas impressionante. Isso permitiu que ela continuasse negociando com a Cognition.
Ainda no sábado à noite, Wang entrou em contato com executivos da Cognition, Scott Wu e Russell Kaplan, e começou as negociações. Enquanto isso, a equipe da Windsurf trabalhava para manter os engenheiros restantes motivados.
Wang destacou que a combinação entre as empresas era natural: enquanto a Cognition tinha investido excessivamente em engenharia, havia subinvestido em marketing e vendas, onde a Windsurf possuía expertise. Por outro lado, a Windsurf necessitava de uma equipe de engenharia de IA robusta, algo que a Cognition oferecia.
Além disso, ambos os lados estavam comprometidos em proteger os interesses dos funcionários da Windsurf. Wang destacou que o acordo incluiu um pagamento para todos os empregados, acelerando o processo de vesting e eliminando as cláusulas cliff.
Apesar das dificuldades iniciais, a transação foi concluída rapidamente, com o contrato assinado às 9:30 da manhã de segunda-feira e anunciada à equipe pouco tempo depois.